Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de julho de 2021

RANGERS NOSTALGIA

RANGERS NOSTALGIA ESCUDO BOTÃO ARTE BOTÃO TIME BOTÃO JOGO BOTÃO FUTEBOL DE BOTÃO GULIVER








Rangers Football Club é um clube de futebol em Glasgow, na Escócia, que joga na Premier League escocesa, o primeiro nível da Scottish Premier League. O seu terreno de origem, Ibrox Stadium, está no sudoeste da cidade. 

História

Os quatro fundadores do Rangers, os irmãos Moses Mcneil e Peter McNeil, Peter Campbell e William McBeath encontraram-se em Março de 1872 e deram o nome depois de vê-lo numa revista de rugby.[1]

Em maio daquele ano a primeira partida foi jogada, um empate 0-0 contra o Callander F.C. no estádio público de Glasgow Green. A outra única partida daquele ano foi contra o Clyde (o Clyde não é o mesmo Clyde F.C. dos dias atuais) resultando numa vitória por 11-0 e também sendo a primeira vitória do clube.[2]

A fundação oficial do Rangers é reconhecida como tendo sido em 15 de julho de 1873, quando o clube se reuniu pela primeira vez e todo o 'staff' do grupo foi eleito. Os dados dessa temporada, como os registos dos jogos amigaveis e os registos da época em que entrou na Federação Escocesa de Futebol foram perdidos, significando que o clube não participou na primeira Taça da Escócia.[2]

Em 1876 o Rangers teve o seu primeiro convocado com Moses McNeil a representar a Escócia numa partida contra o País de Gales, e em 1877 o Rangers chegou à final da Taça da Escócia.

A primeira Old Firm de todas teve lugar em 1888, data da criação oficial do Celtic. O Rangers perdeu por 5-2 contra uma equipa - do Celtic - que tinha praticamente todos os jogadores emprestados pelo Hibernian F.C

A temporada de 1890-1891 viu a inauguração da Scottish Football League, e o Rangers é um dos dez membros originais. Nessa época o Rangers já estava a jogar no primeiro Ibrox Stadium. A primeira partida do Rangers na liga foi em 16 de agosto de 1890, a qual ganhou por 5-2 ao Heart of Midlothian F.C. Depois de terminar empatado na tabela no final da temporada com o Dumbarton F.C uma partida extra foi feita no Cathkin Park para decidir quem seria o campeão. A partida acabou em 2-2 sendo o título dividido pela única vez na história.[2]

A primeira final da Taça da Escócia vencida pelo Rangers foi em 1894 depois de vencer por 3-1 o Celtic na final. Na virada do século, o Rangers venceu duas ligas e três taças da Escócia.

Em 2012, o Glasgow Rangers que devia mais de 26 milhões declara falência. Rangers foram um dos membros originais da Liga Escocesa de Futebol e permaneceram na divisão de topo continuamente até o assentamento de The Rangers Clube de Futebol PLC no final da temporada 2011-12. Com uma nova identidade corporativa, o clube ganhou a admissão ao quarto nível da liga escocesa no tempo para o começo da estação seguinte, e foi promovido três vezes em quatro anos para retornar à primeira linha.

Em 07 de março de 2021 o Rangers sagrou-se Campeão Escocês pela 55ª vez, após uma década.

Rivalidades

A rivalidade mais distinta do clube é com o vizinho de Glasgow, o Celtic F.C.; as partidas entre os dois clubes são conhecidos coletivamente como Old Firm. O apoio tradicional dos Rangers vem em grande parte da comunidade sindicalista protestante, enquanto o apoio tradicional do Celtic vem em grande parte da comunidade católica. A primeira partida do Old Firm foi vencida pelo Celtic e já foram disputadas mais de quatrocentas partidas até o momento. A rivalidade do Old Firm alimentou muitos ataques, às vezes levando à morte, nos dias de derby do Old Firm; um grupo ativista que monitora a atividade sectária em Glasgow relatou que nos fins de semana da Old Firm, as admissões nas salas de emergência do hospital aumentaram acima dos níveis normais e o jornalista Franklin Foer observou que no período de 1996 a 2003, oito mortes em Glasgow foram diretamente relacionadas às partidas do Old Firm, bem como uma centenas de assaltos.

A amarga rivalidade com o Aberdeen se desenvolveu após um incidente na final da Copa da Liga de 1979, quando Derek Johnstone do Rangers provocou a fúria do apoio dos Dons com o que eles acreditavam ser uma simulação de falta, que resultou na expulsão de Doug Rougvie do Aberdeen e na vitória do Rangers. Então, na temporada seguinte, John McMaster do Aberdeen teve que receber uma respiração boca boca no Ibrox Stadium depois de uma feroz agressão em sua garganta. As relações entre os fãs pioraram ainda mais durante uma partida da liga em 8 de outubro de 1988, quando o desarme do jogador do Aberdeen Neil Simpson contra Ian Durrant do Rangers resultou na lesão de Durrant por dois anos. O ressentimento continuou e em 1998 um artigo no programa de jogo do Rangers rotulou os fãs de Aberdeen de "escória", embora o Rangers posteriormente tenha emitido um "pedido de desculpas completo e sem reservas" para Aberdeen e seus apoiadores, que foi aceito por Aberdeen.

O relançamento do Rangers na Terceira Divisão na temporada 2012-2013 levou à rivalidade original do clube com o Queen's Park sendo renovada pela primeira vez desde 1958 na liga. Rangers e Queen's Park se enfrentaram pela primeira vez em março de 1879, cerca de nove anos antes do início da rivalidade da Old Firm. Os jogos com o Queen's Park foram anunciados como o "derby Original de Glasgow" pelos Rangers e pela mídia escocesa; e como o "Derby mais antigo do mundo" por Queen's Park.

Sectarismo

Durante o século XIX muitos imigrantes vieram da Irlanda para Glasgow - esta foi uma época de considerável sentimento anticatólico e anti-irlandês na Escócia. O sucesso inicial do Celtic, um clube associado à comunidade irlandesa e católica, foi descrito como o fortalecimento da identidade sindicalista protestante dos Rangers, contribuindo para a eventual ausência de jogadores abertamente católicos da equipe. Do início do século XX em diante, os católicos não eram assinados conscientemente pelo clube, nem empregados em outras funções proeminentes como uma 'regra não escrita'.

Em 1989 o Rangers assinou com Mo Johnston, a "sua primeira grande assinatura católica romana". Johnston foi o primeiro católico de destaque a assinar com o clube desde a época da Primeira Guerra Mundial, embora outros católicos tenham assinado com o Rangers antes. Desde a assinatura de Johnston, um influxo de jogadores de futebol estrangeiros contribuiu para que os jogadores católicos se tornassem comuns no Rangers. Em 1999, Lorenzo Amoruso se tornou o primeiro capitão católico do clube.

No entanto, o canto sectário dos apoiadores continuou a gerar críticas e sanções ao clube, bem como condenações contra indivíduos identificados. Em 1999, o vice-presidente do The Rangers Football Club Ltd, Donald Findlay, renunciou após ser filmado cantando canções sectárias durante um evento do clube de torcedores. O Órgão de Controle e Disciplina da UEFA puniu o Rangers por incidentes durante as partidas europeias, principalmente o Villarreal em 2006, Osasuna em 2007, PSV Eindhoven em 2011, e no Ibrox em 2019. Em fevereiro de 2015, após o canto sectário dos fãs dos Rangers em uma partida no Raith Rovers, o SPFL foi criticado por sua falha ou incapacidade de lidar com o problema. No entanto, houve casos de ação da polícia e dos tribunais, com os fãs dos Rangers sendo acusados, condenados e presos por comportamento sectário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOIATUBA-GO ADAMS

 ARTE DE  DANE DE SOUZA